domingo, 4 de julho de 2010

Exposição Fotográfica de São Paulo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo apresenta exposição “Fervor da Metrópole” de José Manuel Ballester (Madrid, 1960), com cerca 30 fotografias coloridas, em grande formato, realizadas durante diversas viagens que o artista fez a São Paulo entre 2007 e 2009. A mostra fica em cartaz até dia 22 de agosto.

 Segundo Juan Manoel Bonet, que além de curador da mostra, acompanhou o artista em todas as sessões “O objetivo da viagem era realizar uma visão fotográfica da grande metrópole brasileira, tendo como fio condutor alguns dos principais elementos da arquitetura moderna”.
Entre os locais registrados por Ballester estão o edifício Itália, o Jardim da casa Modernista, na Vila Mariana e a Pinacoteca do Estado, com destaque para as imagens realizadas no edifício Copan e no complexo o parque do Ibirapuera, ambos projetados por Oscar Niemayer. Bonet afirma que “era trabalhoso tirar o Ballester dos prédios da Bienal, aos quais retornava, como sendo atraído por um poderoso ímã.


As fotografias da graciosa marquise, o interior do prédio da Bienal, a Oca, são absolutamente excepcionais e constituem, por assim dizer, o núcleo duro da sua visão de São Paulo… mas ao mesmo tempo, conseguem reter e transmitir a essência da poética niemeyeriana, no momento mesmo da sua consolidação”.

Onde: Pça da Luz, 02 Bom Retiro
Quanto: R$ 6,00
Quando: 26/6 a 22/8
  • Terças, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos das 10:00 às 17:30    

Nenhum comentário:

Postar um comentário